terça-feira, 16 de novembro de 2010

O desabafo de uma modelo


Da leitora:
Olá pessoal do Essa Vaga É Uma Piada (você não poderiam ter escolhido um nome menorzinho não?).
Não sou da área de comunicação e nem fico 10 horas do meu dia socada dentro de um escritório fazendo as mesmas coisas massantes. Não tenho carteira assinada assim como não tenho um sindicato que defenda a "minha classe".

Sou modelo, trabalho desde em editoriais de moda à eventos.
Todos que olham para nós falam "Oooo vida boa! Não faz nada e leva essa vida essa vida fácil, sem sacrifícios, sem fazer nada!" quando não escutamos os filhos das "próprias" comparando-nos com prostitutas. Gostaria muito, mas muito mesmo de ver esse bando de energúmeno equilibrando-se no salto alto por horas, sorrindo quando se está no auge da TPM e resistindo aos prazeres da culinária porque "amanhã tenho desfile e não pode ter nada sobrando".
As pessoas acreditam que vida de modelo é um puro glamour, muitos flashs, holofotes e grana sobrando. Estão muito enganados!
Vocês têm o fixo de vocês e alguns se dão ao luxo de ter vale refeição, vale transporte, assistência médica/dentária, carro/computador/celular da empresa...
Já nós temos que ralar MUITO, sem benefícios, 13º salário, sem fundo de garantia (nós que temos que fazer isso por conta própria).

  • É triste ficar longe dos parentes muito tempo em uma lugar que o pessoal tem outro ritmo e outro comportamento do qual você cresceu no meio;
  • Não é fácil você morar com mais um monte de modelo, pessoas que você nunca viu na vida que um dia farão parte dela mas ainda sim não são sua família - são concorrentes de mercado;
  • Não é fácil ter os pés moídos por sapatos de salto alto;
  • Trabalhamos muito! Já cheguei a agendar trabalho em cinco lugares diferente sem descanso ou direito de ir para casa tomar aquele banho demorado;
  • Assim como vocês que têm que responder à ignorantes em cargos de chefes (bem vindo ao Brasil!) nós, modelos, as vezes também pegamos alguns carrascos como coordenadores
Acho o cúmulo a atitude de agencias que te ligam perguntando "Está disponível tal dia" ao invés de falarem do que se trata o trabalho, de quanto é o cachê pra ver se vale a pena. Algumas agencias chegam na coagindo você, querem te mandar pra casa do chapéu com o cachê diário de R$ 80 (e se você nega um trabalho desses, elas chegam a te humilhar na base de muita grosseria!) - já vi meninas no Salão do Automóvel levantarem acampamento no terceiro dia porque a agencia queria pagar esse valor pela diária delas no evento, sendo que o mínimo aturável para um evento desse porte (com todos os desaforos que as modelos escutam) é de R$ 180 a diária! Agora pergunto: quanto essa agencia exploratória estava tirando em cima de cada menina?

Tem agência que pega 40% do valor bruto do cachê de cada menina (quando não, mais de 50%)! Não temos um sindicato para frear esses safados soltos no mercado exceto nossa lista de contatos e a solidariedade de avisa-los de que "Não confie na agencia Blábláblá! Eles pagam atrasados - quando pagam - e ainda tiram uma porcentagem absurda do seu cachê".

Eu, por exemplo, não moro no centro de SP e não tenho carro. Tenho que sair da minha cidade, pagar transporte e refeição do meu bolso para ganhar oitenta reais em um dia suado em cima do salto alto. Será que esse valor paga tudo isso mais minhas roupas, maquiagem, sapatos e o aluguel do meu apartamento?
NÃO!!!

"Aaahhhh então porque você não larga essa vida de modelo e se enfia em um escritório?"
Simples: vivemos em um país onde R$ 2.000 é o valor mínimo para se pagar as contas, fazer despesa, se vestir, pagar a parcela daquele notebook que você comprou e, ainda assim, ficar apertado no final do mês. Ou seja: em questão de comodidade, sentar minha bunda magra em um escritório daria para levar, mas R$ 2.000 é o que eu tiro em 2 semanas do mês trabalhando todos os dias (e noites quando necessário for)!
Os impostos aqui são absurdos, as coisas são caríssimas e R$ 2.000,00 é pouco pra quem tem planos evolutivos na vida! Vá ver quanto é uma faculdade, uma pós, um mestrado - ou um mero curso que se preze!
Dois mil reais é muito pouco para um brasileiro (e o governo vem fazendo piada com a população fazendo o valor mínimo de R$ 560).

Entre tantos problemas, qual é a vantagem de ser modelo então?
Quanto mais eu trabalhar, mais dinheiro vou receber pois são clientes, eventos e situações diferentes todos os dias. Se repetimos algum trabalho, é para fazer uma "nova coleção" e não refazer ou alterar alguma coisa.  Já se tivesse dentro de um escritório, estaria me esforçando, me rasgando por notoriedade sem a certeza de reconhecimento ou trabalhando muito pra tirar muito menos do que eu mereço estar ganhando (já experimentei e sei bem como é!).
Se eu trabalho bastante, ganho bastante. Se eu trabalho pouco, ganho pouco! Ser modelo é ter que me superar todos os dias pois se estou plantando, sei o quanto vou colher, ao contrário do escritório onde as coisas raramente mudam e dificilmente você conseguirá fazer investimentos pessoais sem passar o mês apertadíssimo.
Gostaria muito que existissem um sindicato que cuidasse de nossa classe e colocasse limites em agencias sem-vergonhas que estão livres, leves e soltas no mercado... mas a taxação que as agencias tiram de nós, possívelmente seriam repassadas para esses sindicatos...

Mas: A-M-O minha profissão, só saio dela quando tiver meu próprio empreendimento aberto e escrevo esse e-mail mais para mostrar à vocês que NÃO É FÁCIL SER MODELO.


E ao que acham que agencia de modelos são prostíbulos só me resta acreditar que a frustração de um filho "da gorda" como esse é tão grande só pelo fato de que ele fica 5 dias por semana / 10 horas por dia socado dentro de uma firma para ganhar em um mês o que eu consigo fazer em 10 dias.

- "A Modelo" -


Comentário: Mina! Acho que você deveria nos deixar publicar seu nome porque sem dúvida seria ovacionada pelo protesto! O blog precisa de muitos como esse pois tem muita sacanagem e visão defasada - relaxe: também acham que publicitários e designer são prostitutas: Vivem nos pedindo para abrir as pernas!

Acho um tanto quanto "engraçado" assistir telejornais e ver notícias do tipo "O emprego cresceu não sei quantos % nos últimos anos..." ou "O desemprego no Brasil baixou não sei pra quantos %...". Gostaria de saber porcentagens do crescimento de empregos BONS e DECENTES nesse país, masss... isso é raro!


Quanto ao nome do blog, que tal usar E.V.E.U.P. ?
A-ha!

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    coitada eu ia qrer morrer

    ResponderExcluir
  2. jalkjalkja , coitadas !
    vai demorar um pouquinho pra elas esquecerem o qe aconteceu *-*

    ResponderExcluir