segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Preconceito: tatuados

Achei muito interessante o post que encontrei por acaso no blog Pin-up Tattoo Niteroi e confesso que fiquei embasbacado em ver que esse tipo de preconceito ainda acontece no mercado corporativo.
Como comentei lá: não tenho certeza mas acho que isso é caso de justiça, afinal, trata-se de preconceito.
Assim como anunciar que contrata-se apenas evangélicos, ou que gays não são bem-vindos, ou que mulheres receberam salário menor que os outros que executam e estão registrados da mesma maneira que ela, isso é preconceito!
Vejam o post muito bem posto pelo pessoal da Pin-up e compartilhem suas experiências comentando.


_________________________________________________________


Tatuagem x Ambiente de Trabalho
A revista Você S/A do mês de janeiro fez uma matéria sobre tatuagens no ambiente corporativo, por favor, passem os olhos na matéria que está anexada abaixo e me digam se não existe uma situação no mínimo contraditória.

Segundo a pesquisa apenas 21% dos entrevistados deixaram de contratar alguém por ser tatuado contra 79% que disseram que tatuagens não são empecilhos no momento da contratação. Apenas 23% dizem que uma pessoa tatuada passa menos credibilidade.

Mas, vamos as entrelinhas, nos próprios depoimentos dados na matéria:

"Se for discreta, a tatuagem não é um problema." José Bueno, diretor de RH do Bradesco
(Então quer dizer que só pode ser for discreta? Tattoo é tattoo, discreta, não discreta, pequena, grande, não importa: é tattoo !!!)

"O que realmente complica a contratação no caso de um homem, é se a tatuagem for nas mãos ou no pescoço. Já no caso das mulheres, no braço ou nas pernas."  Marcelo dos Santos, gerente de RH do escritório de advocacia Siqueira Castro.
(Nas entrelinhas o que me parece estar escrito é: pode ter tattoo, mas desde que ela não seja aparente para agredir os nosso olhos cheios de preconceito. Esse gerente ainda vai além, dividindo homens e mulheres. Por que os homens podem tatuar os braços, mas as mulheres não? Se esse depoimento não é preconceito puro eu não entendo mais o conceito de preconceito)

Me desculpem, mas só pelos depoimentos acima podemos ver que lá fora no asfalto quente corporativo não funciona como os "politicamente corretos" números da entrevista. Eles falam que as tatuagens não são problemas na hora da contratação, muito menos na hora da promoção de funcionários competentes, mas todos nós sabemos que são sim. Afinal, ter uma tatuagem que se possa esconder pode, mas quando é visível demais, grande demais não pode?

Acordem, infelizmente, o preconceito está aí !!!
Tatuado é tatuado, não importa se é uma estrelinha escondida e pequena ou se tem um braço fechado. Tatuagem não muda caráter e não avalia competência.

Torço para que um dia isso tudo acabe e que realmente o preconceito com tatuagens no ambiente de trabalho seja zero.





daqui: pinuptattooniteroi

Um comentário:

  1. Obrigado por ajudar a compartilhar o texto e ajudar a mostrar a hipocrisia e o preconceito que rondam por esse mundo. Temos que dizer não a qualquer tipo de preconceito !

    ResponderExcluir