quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Assédio moral: vai deixar quieto?


Esse é um assunto seríssimo!
Muitas pessoas já foram assediadas verbalmente no trabalho e não se manifestam (ou manifestaram) por medo de perder o emprego. Nessa história todos perdem: você, os parceiros, a empresa...

Você só ganhará caso venha a se manifestar e colocar esses agressores em seus devidos lugares!

Já passei por sufoco com assédio moral no trabalho e só depois que "pedi a conta" é que me dei conta o quanto pastei de cabeça baixa!

Eis alguns exemplos compartilhados por alguns de nossos leitores (são longos, dolorosos e chatos pra quem nunca passou por isso, mas não deixem de ver o vídeo no final. Informação FAZ BEM!):



1.) Trabalhei com uma vaca que um dia jurei que era amiga minha. Essa fez o maior furdunço para que eu enviasse meu currículo e portfólio para que pudesse trabalhar no mesmo departamento que ela. Fiz e entrei para a equipe.
Não demorou muito tempo para ela colocar as garras pra fora e começar com "Se vira!", "Não quero nem saber, o problema é seu", "Carrega aquela caixa ali."... meu cargo? Burro de carga? Saco de pancada? Nãããããão: designer colega! Minha função era fazer anúncios, catálogos, folders, material gráfico para os eventos da empresa...
DE-TA-LHE: Aquela porca gorda foi selecionada para me instruir como funcionava e como era a rotina do departamento, só que, aquele ser que sem dúvida não fazia sexo, assumiu o cargo de prepotente e humilhadora 2ª do departamento (o 1º era o gerente).

2.) Nessa mesma empresa e departamento, tinha um gerente que não tinha medo de morrer. Ele, ao invés de chamar o funcionário para conversar sobre alguma falha cometida, o desgraçado fazia todos do departamento pararem de fazer o que estavam fazendo para fazer uma rodinha em volta da mesa dele enquanto ele humilhava o cidadão em público. O argumento dele era que, fazendo isso, todos aprenderiam com o erro do parceiro de trabalho e não fariam o mesmo!
Detalhe: não se podia argumentar! Ele era o supremo dono da verdade e da razão - no mundinho dele né? Porque tanto fez que três meses depois que eu me demiti daquele inferno, o presidente despejou todos os funcionários e fechou aquela divisão do departamento de marketing.

3.) Em uma outra empresa - essa sem um pingo de estrutura e muita, mais muita maquiagem - a "patroa" resolveu abraçar um trabalho que não tinha como sustentar dentro de sua agencia. Mas o que? Deixar aquela grana passar? Nem fodendo!
Mostrando que o olho era muito maior que barriga (pior que era mesmo - fisicamente falando!), abraçou o job com as quatro patas e agora o urubu é de seus funcionários.
Com muito estresse e na base de muita pressão, muitos fins de semanas, feriados e horas extras foram comigo. Na frente do departamento de arte tinha uma suposta líder que adorava exibir sua cara gorda e rosa em premiações e festinhas como se fosse ela quem fizesse a coisa acontecer. Na verdade quando aquela cidadã não estava presente, o trabalho rendia muito mais, a energia do ambiente era outra (por mais corrida que fosse)...
Era só ela chegar, o ambiente carregava e era no mínimo engraçado ver os funcionários falando sobre algum assunto do trabalho, que ela vinha, repetia tudo no final depois de enrolar muito para que ficasse claro que "foi ela quem teve a idéia" e "foi ela quem mandou executar tal coisa".
O que tem de assédio moral nessa história?
Estávamos trabalhando 105% acima da capacidade, tendo nossas energias drenadas até a última gota. Enquanto literalmente morávamos na agencia, a dondoca que deveria gerencias sua equipe chegava quase 12hs e saia no máximo as 19hs, enquanto os funcionários entravam cedo e quando saiam de lá, já passava das 23hs. PRA AJUDAR ela não queria saber se íamos conseguir ou não e sabe o que eram os pensamentos dela sobre isso:
- Fodam-se se vocês estão cansados e acabados: a obrigação de vocês é terminarem isso no prazo;
"Deu problema com relação ao prazo de entrega": - NÃO QUERO NEM SABER! O PROBLEMA É DE VOCÊS!

...

4.) Meu negócio é única e exclusivamente mexer com vídeo e falar com fornecedores de elementos para a produção dos mesmos. Sobra pra mim ser meio que um trafego dentro da empresa. De repente pinta um trampo que tinham que acompanhar um ensaio fotográfico para um catálogo "X", e, ao invés da chefia pegar alguém da área de dentro da empresa ou chamar um profissional para um freela para acompanhar o tal trabalho, os cooooooooornos me arrancam da minha cadeira e pedem para eu acompanhar e monitorar o bendito trabalho!!!
Logo eu, que tiro fotos com minha cybershot e acho tudo muito lindo, tive que AVALIAR as fotos de um fotografo profissional.
Cada clique que ele dava era uma aprovação minha. Depois eu escutava a chefia CACAREJANDO falando que as fotos estavam uma MERDA e que eu não estava fazendo o MEU TRABALHO direito...

PUTAQUEOPARIU!
Meu trabalho era de mexer com vídeos! Porque não chamaram o diretor de arte ou criação para acompanhar aquela merda?
Pra cooperar com o assédio moral, a chefia falou tanta bosta que até alguns parceiros de trabalho passaram à acreditar que a culpa era minha e não de meus superiores que quiseram pegar um trampo que não tinha profissional da área disponível para acompanhar o tróço!


[...]
______________________________________________________________________

Para não matar vocês de tédio, contarei outros cases meus e de leitores em outros posts.
Agora compartilho com vocês um vídeo do programa da Ana Maria (não assisto isso e achei por acaso, okay?!) onde eles explicam muita coisa sobre ASSÉDIO MORAL.
Muitos de vocês devem ter passado por isso e perderam a oportunidade de FODER com a vida do filhodapu** que fez da sua rotina diária um INFERNO!

Veja:




Nenhum comentário:

Postar um comentário