terça-feira, 7 de junho de 2011

Circulando com classe

Booooa! Só esqueceram de citar o quanto atrapalha o fluxo de trabalho aquelas pessoas ocupadíssimas que ficam circulando de cinco em cinco minutos atrás de você checando o seu trabalho, quando não o maluco levanta da cadeira dele e vai negociar (aos berros) com clientes e fornecedores BEM NA SUA ORELHA!

________________________

Circulando com classe

Você vai usar muito as áreas de circulação da empresa. Por isso mesmo, use direito

Tenho notado tanta falta de pequenas gentilezas no ambiente empresarial que, fosse eu um Corbusier ou o genial Oscar Niemeyer, antes de qualquer projeto arquitetônico, pediria a ficha comportamental de todos os futuros usuários de minha obra. Assim, cabem aqui alguns lembretes que são, sim, regras de circulação e devem ser observadas por todos:

NO ELEVADOR ­- Entre, cumprimente a todos os presentes, sinalize seu andar ao ascensorista, se houver, e... zíper na boca. Só vale a continuidade do papo se você e o colega estiverem sozinhos -- o que eu duvido que aconteça. Ah! E qual é a posição mais adequada para se assumir num elevador? De frente para a porta, e não grudado às paredes como uma lagartixa, ok?

NAS PORTAS GIRATÓRIAS -­ A preferência deve ser sempre de quem sai, mas quando a circulação de pessoas é muito grande, vamos combinar: alterne sempre -- alguém entra e alguém sai porque, assim, nenhum dos lados tem de esperar uma eternidade e é um arranjo mais equilibrado para quem está chegando e para quem está deixando o edifício também.

NAS ESCADAS -­
Quem tem o equilíbrio mais comprometido, aquele que desce ou aquele que sobe as escadas? É lógico que quem desce corre mais riscos. Assim, a preferência é de quem desce: cruzou com alguém descendo, ocupe a parte mais estreita dos degraus e, quando estiver mais próximo da pessoa, pare de se movimentar e deixe que ela cruze consigo na escada com mais segurança.

NAS ENTRADAS E SAÍDAS
-­ O nome já lhe deveria ser esclarecedor: é um espaço que foi feito para entrar ou sair do prédio onde você está. Encontrou um amigo que trabalha em outro andar e que há muito você não via? Bata o papão de vocês e coloque os assuntos em dia longe dos locais de circulação. Nada é mais desagradável do que querer entrar ou sair de algum lugar e ter de pedir licença àquela turma de insensíveis sociais que agem como se o espaço, o prédio e o mundo pertencessem somente a eles.

NO BANHEIRO ­- Esse não é exatamente o seu banheiro, mas é de todos os que partilham aquele espaço com você, visitantes, inclusive. Portanto, vamos combinar: use seu fio dental com discrição e jamais faça dele uma catapulta arremessadora de resíduos; após a escovação dental, não se esqueça de enxaguar a pia e deixá-la impecável para o próximo usuário; penteie seus cabelos e remova aqueles fios que eventualmente caírem; vasos sanitários têm tampa e assento -- se existe a tampa é um enorme indicador de que ela deve permanecer sempre abaixada.

daqui: voces/a

Nenhum comentário:

Postar um comentário